Número de Visitantes

sábado, 27 de julho de 2019

PAULO E O EXEMPLO DO SEU MINISTÉRIO APOSTÓLICO



Persiste em Falar e Não Ficar Calado

E, como era do mesmo ofício, ficou com eles, e trabalhava; pois tinham por ofício fazer tendas. Atos 18:3

Paulo trabalha para se sustentar, mas ainda assim consegue dar prioridade ao ministério.

Baseado em Atos 18:1-22

Por que o apóstolo Paulo foi a Corinto, e quais desafios ele enfrentou ali?

O ANO de 50 A.D. está para terminar. O apóstolo Paulo está em Corinto, um rico centro comercial onde há uma grande população de gregos, romanos e judeus. Paulo não está ali para comprar ou vender mercadorias nem para procurar trabalho. Ele está em Corinto por um motivo muito mais nobre: dar testemunho sobre o Reino de Deus.

Ao mesmo tempo, Paulo precisa de um lugar para ficar e está decidido a não ser uma carga em sentido financeiro para outros. Ele não quer dar a ninguém a impressão de que está vivendo à custa da palavra de Deus. O que ele vai fazer?

 Paulo sabe um ofício — fabricação de tendas. Por ser um trabalho braçal, esse ofício não é fácil, mas Paulo está disposto a trabalhar nisso para se sustentar. Será que ele vai encontrar trabalho nessa cidade movimentada? Encontrará um lugar adequado para ficar? Apesar desses desafios, Paulo não perde de vista seu principal trabalho, o ministério.
 Paulo acabou ficando em Corinto por um bom tempo, e seu ministério ali deu muito fruto.

Pouco depois de chegar a Corinto, Paulo conheceu um casal hospitaleiro — um judeu chamado Áquila, e sua esposa, Priscila, ou Prisca. O casal mudou-se para Corinto por causa de um decreto do Imperador Cláudio ordenando que “todos os judeus se afastassem de Roma”. (Atos 18:1, 2) Áquila e Priscila não só receberam Paulo em sua casa como o convidaram a trabalhar com eles. Lemos: “Em razão de serem da mesma profissão, [Paulo] ficou no lar deles, e trabalhavam, pois eram fabricantes de tendas por profissão.” (Atos 18:3) Paulo ficou na casa desse bondoso casal durante seu ministério em Corinto. No período em que morou com eles, Paulo talvez tenha escrito algumas das cartas que mais tarde se tornaram parte do cânon da Bíblia.

Como é que Paulo, um homem instruído “aos pés de Gamaliel”, também sabia fabricar tendas? (Atos 22:3) Pelo visto, os judeus do primeiro século não achavam que ensinar um ofício a seus filhos fosse algo que estivesse abaixo de sua dignidade, mesmo que esses jovens ainda fossem receber educação adicional. Paulo era de Tarso, na Cilícia, região famosa por um tecido chamado cilicium, usado para fabricar tendas. Sendo assim, é provável que Paulo tenha aprendido esse ofício ainda jovem. O que estava envolvido na fabricação de tendas? Esse trabalho podia envolver tecer o pano de tenda ou cortar e costurar o tecido grosso e rústico a fim de fabricar as tendas. Seja como for, era um trabalho árduo.