domingo, 10 de fevereiro de 2019
CÊRA OU BARRO?
Há um provérbio de origem ignorada que exprime uma grande verdade:
“O mesmo sol que amolece a cêra endurece o barro”.
Ele se aplica a um aspecto fundamental da vida humana: de que maneira reagimos às provações? Há algumas pessoas que são como o barro. Diante do problema eles se endurecem, se revoltam, murmuram e criticam. Passam a sentir raiva de Deus, da vida, da família, e sabe-se lá de quem mais. Ao fim da tribulação, transformam-se em um ser pior.
Mas existem pessoas que são como a cêra. As dificuldades que enfrentam amolecem o seu orgulho, sensibilizam o seu coração. Elas se quebrantam e se humilham diante do Senhor, conscientes de sua fragilidade e dependência. Saem das dificuldades melhores do que entraram. Barro e cêra são dois tipos de corações.
O curioso é que os problemas pelos quais todos passam são quase sempre os mesmos, mas a capacidade de resiliência, de suportar positivamente as provações muda de pessoa pra pessoa. Na Bíblia lemos que:
A morte dos filhos amoleceu o coração de Jó, mas endureceu o da sua mulher.
O pedido dos filhos de Zebedeu deixou os discípulos indignados, mas Jesus mostrou compaixão.
As pessoas reagem de maneiras distintas aos golpes da vida. Na verdade, é isso que faz a diferença entre os vencedores e os derrotados.
“Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam.” (Tiago 1.12.)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito interessante essa reflexão
ResponderExcluirBoa reflexão. Que o Senhor continue abençoando sua vida e te inspirando cada vez mais. Tenha um ótimo dia na paz do Senhor Jesus.
ResponderExcluir