Número de Visitantes

sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

A PLENITUDE DO TEMPO



O que significa a expressão na teologia neotestamentária?

Os eventos se sucedem no mundo são ações aleatórias ou seriam movimentos orquestrados pelo Maestro divino?

Vivemos um momento inigualável da história humana. Qualquer criança que domina os sistemas de busca de dados na internet, em alguns minutos terá mais informações que qualquer adulto da antiguidade no que se refere ao planeta Terra, sua natureza, seus habitantes e até a complexidade do seu sistema financeiro.
Mas o que tem ficado claro é que o excesso de dados não tem melhorado a alma humana que permanece em busca do básico para se completar.

Mas o que está determinado acontecerá, como já aconteceu no passado. Leia:

“Nos últimos tempos aparecerão pessoas que ridicularizam a Deus. Elas seguirão seus próprios desejos ímpios. Essas são pessoas que causam divisões. Elas se preocupam com as coisas materiais, não com as coisas espirituais”. (Judas 1:18-19)
“Quando, porém, chegou a plenitude do tempo, enviou Deus o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sob a Lei." Gálatas 4:4

A expressão "plenitude do tempo": indica a chegada do *tempo escatológico ou messiânico* encerrando um longo período de séculos de espera da humanidade. (Mc 1:15; At 1:7; Rm 13:11; 1 Cor 10:11; 2 Cor 6:2; Ef 1:10; 1 Pd 1:20).

O termo “plenitude” o que significa?

O estado do que é inteiro, completo. Quando algo ou alguém alcança a plenitude, significa que foi alcançado um auge, um clímax.

Texto Paralelo de Ef 1:10

"isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos."

 A expressão de Gl 4:4 “plenitude do tempo” tem o seguinte significado: no kronos (tempo) de Deus, Jesus é a chave que abre as portas do tempo escatológico, o tempo do fim.

  Jesus Cristo, é o verdadeiro "eschaton”, o evento principal que desencadeia outros eventos escatológicos até que tudo se cumpra.

Ele veio nos últimos dias como a coroação de  fatos passados e como o fator desencadeador de outros eventos que vão acontecer gradativamente nessa dispensação da plenitude do tempo. Por isso é que falamos que no relógio profético só estamos a alguns minutos da meia-noite.

"Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o dono da casa: se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã; para que, vindo ele inesperadamente, não vos ache dormindo". (Mc 13:35-36)

"Mas, à meia-noite, ouviu-se um grito: Eis o noivo! Saí ao seu encontro! Então, se levantaram todas aquelas virgens e prepararam suas lâmpadas". (Mt 25:6-7)

Sentido Escatológico

0 sentido escatológico que envolve esta frase é muito forte e podemos interpretar da seguinte maneira: Deus Pai envia seu Filho Jesus para salvar a humanidade imersa no pecado. Com esta iniciativa de Deus o tempo atinge a plenitude. Não se olha a extensão do tempo, mas o conteúdo do tempo. 

Entendemos com isto que o tempo não é cancelado, mas sim se evidencia a idéia escatológica da Teologia Paulina. Deus irrompe diretamente na história da humanidade com o evento Jesus: O verdadeiro "eschaton”.

 Agindo desta maneira, realiza-se a ação escatológica com a humanidade. Seu plano completa uma nova etapa da história da humanidade dando inicio a etapa que chamamos o "último tempo". 

Do contexto podemos deduzir a mensagem deste versículo. Da literatura paulina, Ef 1:10 é a que mais ajuda na compreensão:
"para levar o tempo à sua plenitude: o projeto de Cristo  é ordenar todas as coisas, as que estão nos céus e as que estão na terra".

Olhando o Antigo Testamento:

No Antigo Testamento o livro de Daniel (2:24-29) fala do segredo escatológico, isto é um anúncio misterioso de um acontecimento futuro estabelecido por Deus, cuja revelação é reservada somente a Ele:

"Enquanto estavas sobre teu leito, ó rei, acorriam os pensamentos sobre o que deveria acontecer no futuro, e aquele que revela os mistérios te deu conhecer o que deve acontecer." (Dn 2:29)

Paulo acentua muito bem a expressão “o seu Filho”: entendendo como o Filho do Pai; “nascido de uma mulher, nascido sob a Lei. As duas expressões “nascido” e “uma mulher” e “nascido segundo a lei” se relacionam  com o verbo “ enviou”.

 Sendo provavelmente particípios conjuntos modais, circunstanciais, indicam realmente a maneira pela qual a obra de Deus realizou-se. Sendo sujeito “Deus” e o agente que realiza a obra de Deus “o filho Seu”.

Como resumo conclusivo podemos dizer:

A expressão “plenitude do tempo”sublinha o caráter histórico escatológico da encarnação, a qual acontece em um ponto preciso da história humana (o aoristo “chegou”) coloca em evidência seu valor messiânico; “enviou Deus”: significando verbalmente, enviar, expedir e interpreta-se com a descrição da missão do Filho Jesus enviado pelo Pai.

Um verbo de uso comum no helenismo e muito usado na LXX (Versão Septuaginta) aparece no versículo Gl 4:4 e 4:6; entretanto, no Novo Testamento seu uso é raro, somente o encontramos em Lucas e nos Atos dos Apóstolos.

A expressão “plenitude do tempo” confirma a espera da humanidade pela sua salvação e a concretização desta obra pelo filho de Deus Jesus no momento designado por Ele.

(Extraido do livro COMO SERÁ O AMANHÃ?)



FREE DOWNLOAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário