Número de Visitantes

sábado, 12 de janeiro de 2019

O CAMPO MAGNÉTICO DA TERRA ESTÁ SOFRENDO ALTERAÇÕES?


A Vida no planeta Terra depende de uma série de fatores tão complexos que não há como dizer que são apenas fatores aleatórios. Há um conjunto de leis, cuja operação em cadeia determina a permanência dos seres vivos na Terra.

As estações do ano por exemplo, como se apresentam hoje, só são possíveis graças ao movimento de translação e o grau de inclinação do planeta (23º27').

Mudança no polo norte magnético está forçando alterações de navegação, afetando GPS de aviões, embarcações e celulares. O evento está intrigando cientistas do mundo todo e fazendo com que os modelos existentes de descrição do campo magnético precisem ser atualizados urgentemente.

O planeta Terra é uma esfera rochosa que contém, em seu interior, ferro líquido incandescente, em constante movimento e carregado eletricamente.

Essas correntes elétricas geram um campo magnético que envolve o planeta e protege a Terra contra a radiação espacial - mais especificamente, do Sol.

Para se ter uma ideia da importância desse escudo protetor, basta observar o que acontece em outros planetas.

"Marte, por exemplo, tem um campo magnético muito fraco, por isso não tem muita atmosfera. Os ventos solares levaram embora toda a atmosfera do planeta. Essa é uma diferença crucial entre a Terra e Marte. Nosso campo magnético cria uma bolha protetora dentro da qual todos nós podemos viver", explica à BBC Brasil o geofísico Phil Livermore, professor e pesquisador da Universidade de Leeds, no norte da Inglaterra.

A "bolha protetora", no entanto, está sujeita a instabilidades e muda constantemente. Ao longo de sua história, o planeta Terra vivenciou centenas de episódios conhecidos como "reversões magnéticas", nos quais a bolha perde força e os polos magnéticos norte e sul trocam de lugar.

QUANDO OCORRERÁ A PRÓXIMA INVERSÃO DOS PÓLOS?

Para os especialistas, a questão é saber quando acontecerá a próxima reversão e como isso afetará a população.

Livermore e seus colegas calculam que uma nova reversão magnética é iminente. E baseiam suas suposições em algumas pistas.

Estudos indicam que o campo magnético da Terra vem encolhendo 5% a cada século. Durante uma reversão magnética, o campo protetor da Terra fica bastante reduzido, podendo chegar a apenas 10% de sua força.

Em artigo publicado no site The Conversation, Livermore diz, no entanto, que não é possível saber ao certo o real impacto de uma reversão completa sobre a espécie humana, já que o homem moderno não existia durante a última reversão magnética completa, há quase 800 mil anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário