Número de Visitantes

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

ATEUS, AGNÓSTICOS, DEÍSTAS E TEÍSTAS E UM TEÓLOGO...



Depois do sermão  numa universidade nos EUA, o teólogo é convidado  a sentar-se numa roda de mestres e doutores céticos que queriam questioná-lo.

Ateus não  acreditam na existência Deus.
 Agnósticos afirmam que Deus pode existir, mas nós não somos capazes de conhecê-lo ou nos relacionarmos com Ele.
 Um agnóstico pode ser teísta ou ateísta. Um agnóstico teísta admite a possibilidade da existência de Deus, ao mesmo tempo que diz ser impossível ter uma relação com ele.

Teístas crêem em Deus ou deuses, podem ser classificados como monoteístas ou politeístas.

Deístas, em palavras mais simples, acreditam na existência de um força criadora, mas não praticam nenhuma religião. Voltaire, um famoso deísta disse: "Creio na existência do Deus que criou o homem,  mas não acredito no Deus que os homens criaram."

A uma certa altura da conversa um ateu pergunta ao teólogo:

- O Sr. se contenta com a sua fé irracional e ilógica?
Replicou-lhe o teólogo:
- Irracional e ilógico é  achar possível que de uma explosão no espaço infinito possa sair  uma biblioteca cheia de livros  com textos inteligíveis.
- Como assim? Disse o ateu.
- Vocês acham que de uma grande explosão, átomos e moléculas,  foram se ajuntando por acaso e sem programação nenhuma, estrelas,  planetas e galáxias foram aparecendo por encanto.  Quando vocês conseguirem me explicar  porque no lugar do NADA,  de repente TUDO passou a existir... poderemos conversar novamente.

*“Um pouco de filosofia inclina a mente humana para o ateísmo, mas o aprofundamento na filosofia reaproxima a mente humana da religião”.* Francis Bacon (1561-1626), fundador do método científico moderno.


#ReflexõesPeregrinas2018

W.X.




quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

NADA ESTÁ OU FOI PERDIDO



No universo, na natureza, na vida como um TODO...
A morte, o caos, são etapas necessárias rumo ao caminho da renovação.
A ordem e a desordem são traços da espécie humana.
De forma que nada é definitivo, embora os nossos olhos e percepção apontem outro caminho.

Tudo faz parte de uma metamorfose infinita.
A infinita sinfonia caminha sob a batuta do Eterno Maestro.

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

O FUTURO ANUNCIADO


A humanidade pela sua soberba e mesquinhez tem ao longo das últimas décadas optado por um modelo de sociedade que não é sustentável nem pelo lado  ecológico, nem pelo lado econômico.

 Mas esse modelo de mundo sistematizado foi escolhido pelos homens naturalmente ao longo dos séculos ou o rumo que tomamos foi induzido e engendrado por um grupo de homens poderosos que tem sido inspirados pelas forças do mal?

O problema não está na presença de um chip de controle que veio facilitar a vida moderna. O problema está numa nova ordem mundial que usará esse dispositivo para controlar as pessoas? Num mundo tão violento, tão desigual e cada vez mais lotado de pessoas  infelizes dispostas  a infernizar a vida dos outros,  um sistema de controle total não seria um desfecho inevitável para a saga humana na Terra?

Um sistema que será visto como a única saída para as tragédias produzidas pelo homem moderno. O sistema 666 mencionado no Apocalipse poderá ser evitado ou nada nos livrará dessa fatalidade?    É só uma ilusão ou uma profecia que aos poucos se realiza diante dos nossos olhos?

Sabemos que a união da religião e do Estado sempre produziu monstros.  Imagine o que o poder  econômico mundial manipulando os dois poderá realizar.  Que Deus tenha misericórdia de nós.

 E adoraram o dragão que deu à besta o seu poder; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela? (Apocalipse 13:4;)

E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida.... (Apocalipse 13:8;)

 E faz que todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos ponham um sinal na sua mão direita, ou na sua testa;
...que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome.
(Apocalipse 13:16-17;)

 Isto exige sabedoria: quem tem discernimento calcule o número da fera (besta), pois é o número de um homem. O seu número é 666. (Apocalipse 13: 18)

Reservei para mim sete mil homens que não dobraram os joelhos diante de Baal". (Romanos 11:4;)

Shalom!

Wanderlei Xavier

domingo, 11 de fevereiro de 2018

ALMA LIVRE


Fui atraído como os insetos que buscam a luz,
Com o espírito liberto a Estrela da Manhã  me conduz;
Aquela prisão já não me retém,
Agora contemplo todas as maravilhas de Deus,
Pois do mundo já não sou mais refém,
Embora eu viva num corpo que luta contra os desejos da carne,
Meu espírito anseia os mistérios inefáveis,
Embora eu viva num mundo que tropeça na escuridão,
Eu insisto em  permanecer na trilha da salvação.

W.X.

Quando As Promessas de Deus Não se Cumprem



Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então farei levantar depois de ti um dentre a tua descendência, o qual sairá das tuas entranhas, e estabelecerei o seu reino.

Este edificará uma casa ao meu nome, e confirmarei o trono do seu reino para sempre. 2 Samuel 7:12,13

INTRODUÇÃO

O livro de I e II Reis foram escritos na Palestina entre 843-683 A.C.,  por escribas e profetas cujo ofício era registrar eventos significativos durante o reinado dos reis para os quais trabalhavam. 

A tradição judaica atesta a autoria deste livro a Jeremias, mas muitos estudiosos atestam que os registros do livro foram trabalho de muitos compiladores.

CONTEÚDO

Conta a história dos reis de Israel e Judá dos tempos de Salomão até o cativeiro babilônico.

PROPÓSITO

Mostrar a razão pela qual o reino davidico não foi perpetuado  e revelar o porquê Deus mandou Israel ao cativeiro.

PROMESSAS FEITAS

1- E o Senhor lhe disse: Ouvi a tua oração, e a súplica que fizeste perante mim; santifiquei a casa que edificaste, a fim de pôr ali o meu nome para sempre; 1 Reis 9:3.
2- Então confirmarei o trono de teu reino sobre Israel para sempre; como falei acerca de teu pai Davi, dizendo: Não te faltará sucessor sobre o trono de Israel; 1 Reis 9:5.

CONDIÇÕES

E se tu andares perante mim como andou Davi, teu pai, com inteireza de coração e com sinceridade, para fazeres segundo tudo o que te mandei, e guardares os meus estatutos e os meus juízos... 1 Reis 9:4.

CONSEQUÊNCIAS

Porém, se vós e vossos filhos de qualquer maneira vos apartardes de mim, e não guardardes os meus mandamentos, e os meus estatutos, que vos tenho proposto, mas fordes, e servirdes a outros deuses, e vos prostrardes perante eles,
Então destruirei a Israel da terra que lhes dei; e a esta casa, que santifiquei a meu nome, lançarei longe da minha presença; e Israel será por provérbio e motejo, entre todos os povos.
E desta casa, que é tão exaltada, todo aquele que por ela passar pasmará, e assobiará, e dirá: Por que fez o Senhor assim a esta terra e a esta casa?
E dirão: Porque deixaram ao Senhor seu Deus, que tirou da terra do Egito a seus pais, e se apegaram a deuses alheios, e se encurvaram perante eles, e os serviram; por isso trouxe o Senhor sobre eles todo este mal.

PERÍODO DE PROVAS...

Entre a promessa de Deus e o seu cumprimento há um período de provas.  Sempre foi e sempre será assim. Entre a escolha de Davi para ser rei ♔ e o dia em que ele se assentou no trono ele precisou enfrentar o leão, o urso e o gigante...

Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o SENHOR seja contigo.  1 Samuel 17:37.

O leão significa para nós os desejos mais profundos e grandiosos da natureza humana e estão baseados em três coisas: poder, sexo e dinheiro.

O urso representa  os duros golpes da vida: traição, injustiça, perdas…
O gigante representa o mundo sistematizado que nos oprime e quer nos impor seus valores deturpados.

ALGO DEU ERRADO...

E sucedeu, ao fim de vinte anos, que Salomão edificara as duas casas; a casa do Senhor e a casa do rei. 1 Reis 9:6-10.
Nesses vinte anos muitas coisas aconteceram na vida de Salomão que mudaram o seu comportamento.
Porque Faraó, rei do Egito, subiu e tomou a Gezer, e a queimou a fogo, e matou os cananeus que moravam na cidade, e a deu em dote à sua filha, mulher de Salomão.
1 Reis 9:16.

Salomão se associou com um rei cruel e mau,  esqueceu dos valores da sua tradição.  Foi enfeitiçado pelo poder da conquista.  Não se importou com as condições da promessa divina. Contraiu matrimônio com a filha de um Faraó tirano e trocou a sua alma por algo que contrariava os desígnios de Deus.  No final ele pagou o preço, e pior,  fez toda uma nação pagar,  pois quando uma liderança se corrompe toda desgraça cai sobre o seu povo.  Aprendamos com essa história. Não basta ter a promessa de Deus, precisamos ser fiéis aos valores eternos que não podem ser substituídos pela glória mundana.