Número de Visitantes

domingo, 11 de fevereiro de 2018

Quando As Promessas de Deus Não se Cumprem



Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então farei levantar depois de ti um dentre a tua descendência, o qual sairá das tuas entranhas, e estabelecerei o seu reino.

Este edificará uma casa ao meu nome, e confirmarei o trono do seu reino para sempre. 2 Samuel 7:12,13

INTRODUÇÃO

O livro de I e II Reis foram escritos na Palestina entre 843-683 A.C.,  por escribas e profetas cujo ofício era registrar eventos significativos durante o reinado dos reis para os quais trabalhavam. 

A tradição judaica atesta a autoria deste livro a Jeremias, mas muitos estudiosos atestam que os registros do livro foram trabalho de muitos compiladores.

CONTEÚDO

Conta a história dos reis de Israel e Judá dos tempos de Salomão até o cativeiro babilônico.

PROPÓSITO

Mostrar a razão pela qual o reino davidico não foi perpetuado  e revelar o porquê Deus mandou Israel ao cativeiro.

PROMESSAS FEITAS

1- E o Senhor lhe disse: Ouvi a tua oração, e a súplica que fizeste perante mim; santifiquei a casa que edificaste, a fim de pôr ali o meu nome para sempre; 1 Reis 9:3.
2- Então confirmarei o trono de teu reino sobre Israel para sempre; como falei acerca de teu pai Davi, dizendo: Não te faltará sucessor sobre o trono de Israel; 1 Reis 9:5.

CONDIÇÕES

E se tu andares perante mim como andou Davi, teu pai, com inteireza de coração e com sinceridade, para fazeres segundo tudo o que te mandei, e guardares os meus estatutos e os meus juízos... 1 Reis 9:4.

CONSEQUÊNCIAS

Porém, se vós e vossos filhos de qualquer maneira vos apartardes de mim, e não guardardes os meus mandamentos, e os meus estatutos, que vos tenho proposto, mas fordes, e servirdes a outros deuses, e vos prostrardes perante eles,
Então destruirei a Israel da terra que lhes dei; e a esta casa, que santifiquei a meu nome, lançarei longe da minha presença; e Israel será por provérbio e motejo, entre todos os povos.
E desta casa, que é tão exaltada, todo aquele que por ela passar pasmará, e assobiará, e dirá: Por que fez o Senhor assim a esta terra e a esta casa?
E dirão: Porque deixaram ao Senhor seu Deus, que tirou da terra do Egito a seus pais, e se apegaram a deuses alheios, e se encurvaram perante eles, e os serviram; por isso trouxe o Senhor sobre eles todo este mal.

PERÍODO DE PROVAS...

Entre a promessa de Deus e o seu cumprimento há um período de provas.  Sempre foi e sempre será assim. Entre a escolha de Davi para ser rei ♔ e o dia em que ele se assentou no trono ele precisou enfrentar o leão, o urso e o gigante...

Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o SENHOR seja contigo.  1 Samuel 17:37.

O leão significa para nós os desejos mais profundos e grandiosos da natureza humana e estão baseados em três coisas: poder, sexo e dinheiro.

O urso representa  os duros golpes da vida: traição, injustiça, perdas…
O gigante representa o mundo sistematizado que nos oprime e quer nos impor seus valores deturpados.

ALGO DEU ERRADO...

E sucedeu, ao fim de vinte anos, que Salomão edificara as duas casas; a casa do Senhor e a casa do rei. 1 Reis 9:6-10.
Nesses vinte anos muitas coisas aconteceram na vida de Salomão que mudaram o seu comportamento.
Porque Faraó, rei do Egito, subiu e tomou a Gezer, e a queimou a fogo, e matou os cananeus que moravam na cidade, e a deu em dote à sua filha, mulher de Salomão.
1 Reis 9:16.

Salomão se associou com um rei cruel e mau,  esqueceu dos valores da sua tradição.  Foi enfeitiçado pelo poder da conquista.  Não se importou com as condições da promessa divina. Contraiu matrimônio com a filha de um Faraó tirano e trocou a sua alma por algo que contrariava os desígnios de Deus.  No final ele pagou o preço, e pior,  fez toda uma nação pagar,  pois quando uma liderança se corrompe toda desgraça cai sobre o seu povo.  Aprendamos com essa história. Não basta ter a promessa de Deus, precisamos ser fiéis aos valores eternos que não podem ser substituídos pela glória mundana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário