Número de Visitantes

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

ATEUS, AGNÓSTICOS, DEÍSTAS E TEÍSTAS E UM TEÓLOGO...



Depois do sermão  numa universidade nos EUA, o teólogo é convidado  a sentar-se numa roda de mestres e doutores céticos que queriam questioná-lo.

Ateus não  acreditam na existência Deus.
 Agnósticos afirmam que Deus pode existir, mas nós não somos capazes de conhecê-lo ou nos relacionarmos com Ele.
 Um agnóstico pode ser teísta ou ateísta. Um agnóstico teísta admite a possibilidade da existência de Deus, ao mesmo tempo que diz ser impossível ter uma relação com ele.

Teístas crêem em Deus ou deuses, podem ser classificados como monoteístas ou politeístas.

Deístas, em palavras mais simples, acreditam na existência de um força criadora, mas não praticam nenhuma religião. Voltaire, um famoso deísta disse: "Creio na existência do Deus que criou o homem,  mas não acredito no Deus que os homens criaram."

A uma certa altura da conversa um ateu pergunta ao teólogo:

- O Sr. se contenta com a sua fé irracional e ilógica?
Replicou-lhe o teólogo:
- Irracional e ilógico é  achar possível que de uma explosão no espaço infinito possa sair  uma biblioteca cheia de livros  com textos inteligíveis.
- Como assim? Disse o ateu.
- Vocês acham que de uma grande explosão, átomos e moléculas,  foram se ajuntando por acaso e sem programação nenhuma, estrelas,  planetas e galáxias foram aparecendo por encanto.  Quando vocês conseguirem me explicar  porque no lugar do NADA,  de repente TUDO passou a existir... poderemos conversar novamente.

*“Um pouco de filosofia inclina a mente humana para o ateísmo, mas o aprofundamento na filosofia reaproxima a mente humana da religião”.* Francis Bacon (1561-1626), fundador do método científico moderno.


#ReflexõesPeregrinas2018

W.X.




Nenhum comentário:

Postar um comentário