Número de Visitantes

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

EM BUSCA DA FELICIDADE


Na Grécia antiga havia pelo menos duas escolas filosóficas que defendiam posições muito distintas quanto a forma de se alcançar a felicidade. A primeira achava que o homem precisava  buscar o conhecimento  e  adquirir o máximo de bens para com eles suprir suas necessidades básicas
e assim ser feliz.

Uma segunda linha de pensamento defendia que o homem não deveria guardar nada,  mas usufruir o máximo do que possuía.  Tudo pelo prazer. Seu lema era: "comamos e bebamos hoje porque amanhã morreremos."

O que  observamos hoje é que nenhuma dessas visões estavam corretas. Apreciar o belo,  as artes e  a natureza, tem parte importante na busca da felicidade, mas não é o suficiente.

O ser humano é muito complexo como temos percebido, um ser insatisfeito por natureza.  Há na alma humana sempre a necessidade de voos mais altos.  Para uma criança a felicidade está nos brinquedos,  nos seus rabiscos coloridos,  no  passeio pelo parque de. diversões etc., a medida em cresce as fontes de satisfação mudam.

Para um adolescente a felicidade está numa partida de futebol,  nos games com gráficos sofisticados, no amor correspondido pelo sexo oposto ( mas há também um sério risco de infelicidade nisso, algo que poderá alterar o rumo da sua vida).

Mas a que conclusão chegamos? Não é possível  alcançar plena satisfação em todas as dimensões da vida, em algum momento haverá algo que estará fora do nosso alcance, precisamos aprender a conviver com as frustrações.

A sede do homem por conquistar e conquistar é infindável. O menino que desejava a bicicleta,  depois quer a moto,  carro,  helicóptero,  iate e assim vai. Bens materiais não bastam,  se assim fosse não teríamos o índice de suicídio em alta no mundo.

Precisamos encontrar na vida um significado maior.  Algo que traga a existência um sentido que aponta além do horizonte. Ser feliz é saber que a nossa vida não está sendo vã.  Ser útil traz uma grande satisfação ao homem.  Como somos seres eternos precisamos de valores eternos.  Saber que a vida não é fruto do acaso e que fazemos parte de uma engrenagem maior, mesmo diante das frustrações e das tragédias existênciais pode nos tornar pessoas felizes.

Muitas vezes precisamos tirar o foco do caos que nos rodeia e ampliarmos a nossa visão para o mundo espiritual.  O vazio do homem precisa presença de Deus. Como está escrito:

 *"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.". * Provérbios 4:23

*Porque, onde estiver o teu tesouro, aí também estará o teu coração.* Mateus 6:21

*Por isso, onde estiverem os vossos bens mais preciosos, certamente aí também estará o vosso coração.*  Lucas 12:34

*A VIDA TEM MOMENTOS DE TRISTEZA,  MAS MESMO PARA OS MAIS INFELIZES DEUS RESERVOU UM PEDACINHO  DO CÉU NA TERRA.*

#ReflexõesPeregrinas - Volume II

Nenhum comentário:

Postar um comentário