sábado, 17 de março de 2018
Casa Dividida - Um Conselho Ao Brasil
Abraham Lincoln no ano de 1858, proferiu o famoso discurso da Casa Dividida. Ele sabia que a instabilidade entre o norte e o sul dos EUA, era uma ameaça aos sonhos dos cidadãos norte-americanos. A locução de Lincoln serviu aos republicanos dos territórios do norte como um convite a comunhão.
O discurso da Casa Dividida é embasado em um trecho encontrado no Novo Testamento, Mateus, 12-25, em que se lê:
"Todo reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda cidade ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá".
Ao fazer a analogia entre o texto bíblico e a situação dos Estados Unidos naquele período, Lincoln instigava os americanos a buscarem uma solução para a rixa entre os Estados escravocratas do sul e os Estados libertários do norte. A semente deste discurso surgiu em 1850 quando, no meio de um debate, o político Sam Houston utilizara a seguinte frase:
"Uma nação não pode ficar dividida contra si mesma".
Lincoln utilizou-se da comparação entre o texto bíblico e o panorama dos EUA. Alguém pode imaginar a história estado-unidense sem a liderança de Lincoln? Alguém suspeita da importância dessa mensagem num dos momentos mais críticos dos EUA?
O que os brasileiros podem aprender com os ensinamentos de Lincoln nesse discurso? Estaria o povo maduro o suficiente para reconhecer que o país dividido não chegará a lugar algum? CONTINUA...
Wanderlei Xavier
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário