Número de Visitantes

sábado, 17 de março de 2018

OS SETE ESPÍRITOS DE DEUS



“Ele me perguntou: - O que é que você está vendo? Respondi: - Estou vendo o candelabro de ouro e em cima dele um vaso de azeite; há sete lamparinas no candelabro e há sete tubos por onde o azeite chega até as lamparinas. Perto do candelabro, estou vendo duas oliveiras, uma de cada lado. As lamparinas representam os sete olhos do Senhor Deus, que veem tudo que se passa no mundo inteiro”. Zacarias 4: 1-3,10;

“Então vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, em pé, um Cordeiro como que tivesse sido morto e tinha sete chifres e sete olhos que são os sete Espíritos de Deus enviados por toda a Terra”. Ap 5:6c
O livro do profeta Zacarias fala de um candelabro que representa “os sete olhos do Senhor Deus”. João no livro da Revelação (Apocalipse), fala de “sete chifres e sete olhos que são os sete Espíritos de Deus enviados por toda a Terra”, qual a relação entre estas duas citações? O candelabro nos fala da unidade, da íntima relação entre o Supremo e seus arcanjos, as sete hastes do candelabro que iluminam porque absorvem o óleo combustível das Oliveira, uma referência ao poder divino que nos sustenta.
 
João registrou que o Cordeiro (Jesus) tinha sob o seu comando, sete chifres (chifre-símbolo de poder) e sete olhos que são os sete Espíritos de Deus enviados por toda a Terra. Na sua saudação há uma pista importante:

“Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, que era e que há de vir; e da dos sete Espíritos que estão diante do seu trono; e da parte de Jesus Cristo...”

Não é estranho João, no lugar do Espírito Santo, mencionar “os sete Espíritos”? Analise este versículo:

“Diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete Espíritos de Deus”. Ap 4:5b;

As sete lâmpadas de fogo do Apocalipse são as lamparinas (candelabro - minorah no hebraico) do livro de Zacarias, estes simbolizam os sete Espíritos de Deus, que aparecem no Apocalipse. Os sete anjos e sete trovões são referências a estes espíritos, que são claras referências aos arcanjos (do grego: Archaggelos – anjo grande), encarregados de administrarem o planeta Terra. Segue algumas passagens do Apocalipse que a eles se referem:

Sete Espíritos (1:4; 3:1; 4:5; 5:6;)
Sete Anjos (8:2,6; 15:1, 6,7; 16:1; 17:1; 21: 9;)
Sete Trovões (10: 3-4;).

Segundo o livro do profeta Enoque, são eles:

Gabriel, Miguel, Raphael, Surial, Uriel, Raguel e Sarakiel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário